segunda-feira, 6 de maio de 2013

O que é "Inspiração"?


Só pra deixar claro, não vou falar do ato de inspirar, o antônimo de espirar, mas sim daquela inspiração que muitos artistas reclamam estar sem, e que outros dizem encontrar em belas mulheres, na natureza ou dentro de si mesmos.Mas afinal, o que ela é? Por que as vezes ela "foge"? De onde vem?
Muitos dizem que a inspiração é uma desculpa pra quem não consegue escrever, que inspiração não existe. Porém eu não concordo. Acho que inspiração existe sim, pois criador de conteúdo que sou, sei bem como é não ter inspiração, ou encontrar uma bela fonte dela.
E, na minha opinião, inspiração é um estado de espírito. Uma espécie de emoção que nos dá vontade de escrever/cantar etc. E as vezes, tem certas coisas, como uma bela paisagem, uma bela mulher, ou um acontecimento que nos deixa assim.

Mas como eu disse, inspiração é um estado de espírito, uma emoção, mas nem todas emoções são boas. Muitas vezes a fonte de inspiração pode ser uma tragédia, algo horrível. E quando se é um poeta (assim como eu) você descobre que muitas vezes, sentimentos ruins são fontes tão boas de inspiração, quanto sentimentos bons.
Me arrisco a dizer que a maioria das grandes obras vêm do sofrimento dos homens. Veja as músicas da Legião Urbana, ou de Cazuza e os poemas sobre desilusões amorosas. Sempre tratando da amargura da vida e os males do amor.
"Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade;
Se tão contrário a si é o mesmo amor?
-Luís Vaz de Camões"
 Mas se você não acredita em inspiração, ou tem outra definição, tudo bem, pode comentar aí em baixo. E se gostou do blog, compartilhe e divulgue o post. Siga o Blog. Obrigado pela atenção e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário