quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Vida de Músico #7 - O Breu Sempre Quebra

Na coluna Vida de Músico, eu procuro expor alguns "causos" e situações da minha experiência como músico, embora não seja lá essas coisas, haha. Eu já falei sobre alguns acessórios, como as palhetas e as cordas novas, e hoje quero falar de um acessório que é pouco conhecido pelas pessoas que não "são do meio", digamos assim. Este acessório é utilizado por quem toca instrumentos clássicos utilizando o arco, como o violino (eeeu), a viola, violoncelo e contrabaixo. Vamos falar de breu. Não, não estou falando do escuro!




Primeiro vamos entender o que é o breu, e para que serve. O breu é uma resina feita a partir de vários derivados muito loucos, alguns ácidos e petróleo... Na real, era uma substância utilizada para fazer velas e impermeabilizar barcos, antigamente. E pra que diabos eu vou usar isso? Bem, você compra ela em formato de 'pedra', como na imagem. Tanto faz se é redondo ou quadrado.

Okay, e onde isso vai? Sabe o arco, que se utiliza para tocar violino, e outros instrumentos. Aquela 'vareta' de madeira, com crina de cavalo (se bem que hoje em dia é crina sintética)? Então, nós passamos o breu na crina, para ele dar mais aderência nas cordas, e sair o som, senão ele apenas deslizaria nas cordas, e sairia um som muito feio. Que na verdade sai as vezes, quando passamos pouco breu.

Tá bom cheese, mas por que o título diz que o breu sempre quebra? Hm, sabe aquelas coisas que você nunca usa até o final, como por exemplo as borrachas. Tu sempre acaba rasgando, cortando, sujando ou perdendo. Ou a maioria dos lápis e dos cadernos. Pois bem, o breu é a mesma coisa. É muito difícil utilizar até o final, ele sempre acaba caindo no chão e quebrando. As vezes quando está pequeno, as vezes quando é novo, mas sempre é muito triste. Salve nosso senhor Sebastian Bach quando ele cai e não quebra, ou quebra mas ainda fica bom de usar!

Bem, era isso pessoal. Vocês já conheciam o breu? Deixem seu comentário aí em baixo e muito obrigado por terem lido o post. Se possível deem um like nesta page aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário