segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Feriados - Muita Preguiça, Pouco Trabalho

Acredito eu que todos já tenham percebido que nós temos MUITOS feriados. Embora o nosso Estado se declare laico, a maioria desses feriados são religiosos. Ou melhor: CATÓLICOS. Eu não tenho problema com isso, até porque boa parte desses feriados são "multi religiosos" na verdade. Mas igual, é muita sacanagem, digamos, alguém que seja do candomblé, ter que ficar em casa porque estão comemorando o dia de não sei qual santo. E essa palhaçada de santo padroeiro? Todo município tem um, e tem feriado no dia do santo. Que eu saiba o Estado não poderia dar preferência a nenhuma religião, e se ele declara um feriado religioso, teria que declarar todos os feriados de todas religiões.

É claro que estas coisas são resquícios de um país que era (e ainda é na prática) católico. Tanto que passagens bíblicas são recitadas em momentos solenes, como jura à bandeira, até hoje. Talvez o que me deixe mais p*to do que os feriados religiosos, são esses "poserzinhos" ateus, que ficam falando mal de religião e do Estado, mas quando chega aquela sexta-feira santa ou dia de finados, ficam dando pulos de alegria e não dão um pio pra reclamar de que é feriado!

Pois bem, acho que o pior não é nem os feriados serem religiosos, mas sim essa "cultura dos feriados" que foi criada. O povo brasileiro (e falo deste povo, pois é o único que conheço bem para falar) é muito preguiçoso, e adora feriados. Mesmo se não houvessem feriados religiosos, eles encontrariam outros motivos para os feriados.


Porém, não sejamos hipócritas. Eu também adoro um feriado, mas vou te dizer que não é sempre. As vezes acho ridículo eu não poder estudar ou trabalhar, porque é dia da Santa Mariquinha ou sei lá o que. Muitas vezes os feriados atrapalham o andamento da vida de muita gente. Ainda mais quando temos que nos esforçar dobrado no dia seguinte para compensar o feriado. E em diversos feriados os comércios fecham também, o que acaba estragando tudo! Hahaha.



Concordo que tem alguns feriados que são praticamente impossíveis de serem "anulados". Certas datas comemorativas como Natal e Páscoa, mas isso porque eles já fazem parte do folclore nacional (e mundial), e também temos os feriados em comemoração a personalidades, ou datas especiais do país, estado ou município.

Não podemos esquecer também da famosa "esticada". Quando o feriado é na quinta, e é "esticado" até sexta, nossa, que beleza! Ainda mais quando segunda vai ter alguma atividade na escola ou trabalho, que não é obrigado a ir. Minha nossa, aí sim! Chega a abrir um sorriso de orelha a orelha!

Era essa a mensagem que eu queria deixar galera. Na verdade, foi mais um desabafo com devaneio. Agora vou aproveitar pra ficar até mais tarde na internet porque amanhã não trabalho, é feriado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário