quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Tem Que Nascer Com o Dom da Música, Senão...

Vocês já devem ter escutado alguém falar "Ai, eu queria tanto aprender a tocar um instrumento, mas não tenho jeito. A pessoa tem que nascer com o dom da música, senão não dá", ou algo parecido. E, parando pra pensar, isso geralmente é dito por adultos.

É claro que, cientificamente falando, algumas pessoas podem nascer com mais facilidade para a música, dependendo de sua audição, coordenação motora e um raciocínio mais rápido. Porém a parte de coordenação e entendimento você pode adquirir, em qualquer idade, de muitas formas. E você não precisa ser nenhum John Petrucci. Qualquer pessoa consegue fazer alguns acordes e tocar um punhado de músicas.

Óbvio que essas coisas não vem do nada, ninguém nasce sabendo, a chave é:




Sem esforço você não vai chegar em lugar nenhum, principalmente na música. Eu não vou enganar ninguém, tocar um instrumento não é fácil. E é mais ou menos como a ciência: Quanto mais se sabe, mais se sabe que não se sabe nada. Hahaha.

Porém com esforço, e treino, em relativamente pouco tempos você pode estar tirando um som decente, seja lá qual for o instrumento. Diferente das áreas exatas, onde se pensa muito e se aplica muita teoria, números e formas, na área da música (assim como os esportes) praticamente tudo se resume à prática.



Sabendo a largura e comprimento de um campo de futebol, você pode facilmente calcular sua área. Mas por mais que você saiba as notas de um solo, você não vai conseguir tocar sem praticar. APENAS saber não basta na música. Por isso que o esforço e prática são essenciais.

Então, voltando à questão de nascer com o dom ou não: Não, ninguém nasce com o dom. Isso depende apenas de seu esforço. Algumas pessoas começam a trabalhar isso desde pequenas. Escutam muita música, desenvolvem boa coordenação motora com brincadeiras e etc. Talvez isso lhe dê vantagens. Claro que certas pessoas tem mais facilidade do que outras, mas isso é em tudo na vida.

Pra você que quer REALMENTE aprender algum instrumento, deixo aqui minha mensagem: 
Não desista, treine muito, todos os dias, se esforce, e pratique mais um pouco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário